segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

PARCERIA ENTRE NTE-ANANINDEUA E ESCOLA REGINA COELI PROMOVE CURSO DE FOTOGRAFIA E VIDEO PARA ALUNOS DO 1º ANO ENSINO MEDIO DO TURNO DA MANHA .

PARCERIA ENTRE NTE-ANANINDEUA E ESCOLA REGINA COELI PROMOVE CURSO DE FOTOGRAFIA  E VÍDEO PARA ALUNOS DO 1º ANO ENSINO MÉDIO DO TURNO DA MANHA .

Por iniciativa do Professor de Filosofia Edward Salvador Pastana, responsável pelo laboratório de informática da escola, o qual preparou uma lista com alunos interessados em fazer o curso de fotografia e vídeo; de comum acordo com o Professor José Ricardo, diretor da escola, o qual já havia sido informado a respeito do curso e aprovado a ideia. A lista dos alunos foi entregue no NTE ANANINDEUA e foi marcado para  os  dias 14/12 e 21/12/2016, no horário de 08:30 h as 12:00 h.
O professor Marco Buro  pertencente ao quadro de servidores do NTE, ministrou o curso de fotografia para os alunos do ensino médio de nossa escola, turmas do 1º ano R01 e R02 , ao todo 20 alunos participaram da formação. O curso foi ministrado no laboratório de informática da escola e foi muito prestigiado pelos alunos, os quais elogiaram a maneira como foram estimulados a buscar as imagens para as fotos e se motivaram a fazerem outros trabalhos na escola na área de fotografia e vídeo. Esta foi a primeira vez que o curso foi ministrado em nossa escola e esperamos contar com o NTE para fazermos acontecer outras vezes. Nossos agradecimentos ao Professor Marco Buro pela dedicação e serviço prestado aos alunos de nossa escola e pela contribuição na área da educação tecnológica.














































quinta-feira, 19 de janeiro de 2017





PARCERIA ENTRE NTE-ANANINDEUA e  E.E.E.F.M “REGINA COELI SOUZA E SILVA” QUALIFICA PROFESSORES PARA USO DE COMPUTADORES INTERATIVOS.

Em Parceria com NTE Ananindeua  (Núcleo de Tecnologia do Estado)  a Escola Regina Coeli realizou no dia 14/12/2016, um treinamento com os computadores interativos, com o objetivo de treinar e qualificar  os professores para  usar a tecnologia disponível na escola a fim   de  tornar as aulas mais dinâmicas, criativas e atraente aos  alunos. Os  professores dos três turnos da escola tiveram formação nos respectivos turnos, com a participação de quase todos os professores da escola.  A iniciativa do treinamento foi do professor Edward Salvador Pastana, responsável pelo Laboratório de Informática da Escola, que intermediou com o Diretor , Professor José Ricardo e o Responsável pelo NTE Professor Tony a data para o evento. No turno da manhã o treinamento foi ministrado pela professora Celia França, no horário de 08:00 as 11:30h  já no turno da  noite pela professora Sidna Costa, no horário de  19:30 as 21:30. No dia 21/12/2016, a Professora Celia França e o Professor Denis Machado retornaram  a escola pela manhã a pedido dos professores do respectivo turno para  ministrarem o plano de aulas utilizando as Tics. Agradecemos aos Professores presentes e ao  Diretor José Ricardo pela abertura da escola a formação dos professores;  e toda equipe do NTE sobre a coordenação do professor Tony que não mediram   esforços para prestar este serviço em nossa escola, com dedicação e compromisso. Obrigado a todos.

QUADRO DE AVISO AO PROFESSORES DOS TURNOS


PROFª  CELIA  E PROFº ANDREY

PROFESSORES DO TURNO DA MANHÃ

PROFESSORES E SERVIDORES DO TURNO DA MANHÃ NA SALA DO TREINAMENTO

PROFº JEFERSON BRITO DO TURNO DA NOITE NO TREINAMENTO

PROFESSORES E SERVIDORES TURNO DA NOITE NA  SALA DO TREINAMENTO

PROFESSORES E SERVIDORES DO TURNO DA NOITE

PROFESSORES E SERVIDORES DO TURNO DA NOITE NA SALA DO TREINAMENTO


terça-feira, 17 de janeiro de 2017

ALUNOS DO REGINA NA FEIRA DE CIÊNCIA DA USP


ALUNOS DA E.E.E.F.M  “PROFª REGINA COELI SOUZA E SILVA” , LOCALIZADA NO PAAR , BAIRRO DO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA. REPRESENTARÃO O PARÁ NA FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E ENGENHARIA (FEBRACE) ORGANIZADA PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)

     Um Projeto de Robótica desenvolvido  por cinco alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Regina Coeli, em Ananindeua, será apresentado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), organizada pela Universidade de São Paulo (USP), em março deste ano. O projeto “Smart home: casa inteligente visando a eficiência energética” é resultado do trabalho do comitê científico da escola, que tem à frente o professor de Física Jefferson Brito. Ele enfatiza que a Feira é uma importante vitrine para projetos desenvolvidos por estudantes da educação básica de todo o país, e a oportunidade de mostrar um trabalho feito por estudantes da rede pública paraense em um evento nacional.

Os cinco alunos da Escola  Marielly Vitoria da Silva Rodrigues , Juliana Santos Duarte, (1º ano) Paola da Silva Palheta, Mateus Henrique Fiel e Thiago Cleberson Acácio Noronha (2º ano desenvolveram um aplicativo Android que não só emite informações sobre o desperdício de recursos ambientais, como estimula a formação de uma consciência crítica nos indivíduosO sistema dispara um alerta quando a utilização de energia elétrica ou de água ultrapassa os limites que só é desligado quando o usuário dá esse comando através do celular ou do computador”, destacou.

O trabalho contou com a colaboração do estudante Saulo Leite, que cursa Engenharia da Computação na Universidade Federal do Pará (UFPA). “É muito gratificante poder colaborar com eles, é uma forma de estimular a pesquisa científica e a experimentação, pois assim, quando entrarem para o ensino superior, eles não terão tanta dificuldade”, disse.

O projeto começou a ser desenvolvido em abril do ano passado, mas deve avançar mais algumas etapas. Ainda este ano deverá ser produzido um relatório que mensura o percentual de recursos naturais que não foram desperdiçados com a utilização do sistema. O protótipo tem captação de energia solar e de água da chuva. A aluna Marielly Vitoria da Silva Rodrigues informou  que o grupo também chegou a desenvolver um sensor de umidade que detalha o momento que as plantas caseiras precisam ser regada. “Cada tipo de vegetação necessita de determinada quantidade de água para se desenvolver melhor e poupar os recursos naturais”, disse.


O projeto utilizou recursos da linguagem programacional, mas os estudantes foram estimulados a trabalhar a lógica, que segundo o professor não está somente na área de exatas, mas abre um grande leque de possibilidades em todos os campos do conhecimento, tornando o projeto muito mais atrativo para os estudantes. “É um mundo totalmente novo, pois estamos lançando mão de todos os recursos robóticos para melhorar a utilização dos recursos naturais e desenvolver a consciência coletiva de preservação, pois todas as nossas ações se refletem na natureza”, esclarece a estudante Paola da  Silva Palheta.
 
alunos do Projeto,  da direita para esquerda: Mateus Henrique, Juliana Santos, Marielly Vitoria e Paola da Silva


Plantas utilizada para experimento feito pelos alunos

da direita para esquerda, Jefferson Brito ( Profº de Física) e aluno Saulo Leite (UFPA

alunos do Projeto,  da direita para esquerda: Mateus Henrique, Juliana Santos, Marielly Vitoria e Paola da Silva